quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acredito nos bons costumes.

Meu Deus dê-me sempre a leveza de alma que tenho! Sabe essa santa ingenuidade que o Senhor me deu aos montes? Pois é, não a tira de mim, não! Nem permita que os maus exemplos e a experiência com pessoas dúbias me façam desacreditar dos bons modos, das boas ações, do amor ao próximo, do bem-querer a todos.
Andei procurando motivos e razões para acreditar na boa índole, na importância de ser honesto, ético, respeitoso e tantos valores bons, bonitos e admiráveis nos humanos e que, tão constante, vem se perdendo com a modernidade, a hipocrisia, o egoísmo, a leviandade e um monte de sacanagem advinda da falta de caráter dos pobres mortais que se esquecem de sua transitoriedade e, felizmente, consegui encontrar.
Encontrei na necessidade de deixar bons exemplos para as crianças, na responsabilidade de manter vivo o legado de uma infinitude de gente bacana que veio antes de nós, na luta juntamente com humanos românticos que sonham, acreditam e batalham por um mundo melhor e, principalmente, na fé nos bons costumes. Acredito que honrar o pai e a mãe, amar a Deus acima de todas as coisas, respeitar os idosos, proteger as crianças, ser sincero, sério, ético, respeitoso, cortês, honesto, honroso com o próximo e tantos outros adjetivos dignos dos bons homens devem ser reproduzidos, vividos. A humanidade precisa disso!
 E me revirando ao avesso tentei encontrar uma razão para ser recíproca com os maus caracteres dispostos no caminho, sabe o que eu descobri? Descobri que apenas os bons exemplos devem ser seguidos, que reciprocidade deve-se somente às boas ações, de maus caracteres o universo está cheio e eu costumo ficar do lado dos poucos que fazem a diferença. Então vou continuar pagando o bem com o bem e o mal com o bem, até porque a cabeça que vai ao travesseiro quando deito e a consciência limpa e tranquila que me permite o sono é a minha.


                                      Tudo de bom e de bem para todos nós sempre!
                                                                    Mônica Macêdo

2 comentários: